terça-feira, julho 13, 2004

Poste na comunidade Eu odeio Tche Guevara - 13/07/2004

Estou lendo um livro de Darci Ribeiro chamado O Processo Civilizatório, em que ele explica o surgimento da civilização moderna a partir das tribos nômades.



Aconselho a qualquer um realmente interessado em sair destas discussões razas a lê-lo.



O que fica claro no livro é o seguinte:



- A Europa enriqueceu com o processo de escravidão e pilhagem dos povos que encontrou pela frente.


- A população européia começou a crescer, então começaram a enviar pessoas para as colônias de povoamento, para evitar um colapso.


- A Inglaterra se destacou com o processo de Industrialização e assim começou a crescer, crescendo, criou os Estados Unidos.


- O capitalismo, cria 2 unidades inseparáveis: Os Exploradores e Explorados. Desta forma, o Terceiro Mundo não é o capitalismo que não deu certo, mas sim uma consequência do capitalismo que deu certo, só que lá no Primeiro Mundo.


- Nós Terceiro Mundidtas somos produtores de produtos primários de baixo valor, e cosumidores de produtos processados com mais valor agregado. Ou seja, sustentamos a vida do Primeiro Mundo.



Agora os EUA, o grande representante do Modelo capitalista, querem retomar o colonialismo, com o neo-colonialismo, com a desculpa deacarada de proteção do grande povo americano, entram no país dos outros e voltarão a pilhar...



Não sejam ingênuos, estudem e defendam o que acreditam com fatos.



Olha bem, fazer Social-Democracia em um país rico é uma coisa, mas aqui, o buraco é mais embaixo.



Não venho aqui defender o socialismo, mas vim dizer que o capitalismo não é a solução.



Quem foi Tche Guevara?


Alguém que queria livrar o povo da América Latina do círculo Vicioso de dominadores e dominados, mas sua tentativa fracassou. Os EUA fuderam Cuba, se bem que Cuba já era fudida antes. Fidel resistiu, se fechou, e instaurou uma ditadura.



A grande mídia capitalista tratou de absorve-lo e transformá-lo num ídolo pop.



Vamos discutir num nível mais alto.

Sem comentários: