Livros Legais que quero ter [1]
Manifestos Neoístas/A Greve da Arte (1990-1993)
Stewart Home
"Atacamos o culto ao indivíduo, os `eu-mesmistas`, as tentativas de se apropriar de nomes e palavras para um uso exclusivo. Rejeitamos a noção de copyright. Pegue o que puder usar." Trecho de Manifestos Neoístas
O NEOÍSMO é uma vanguarda influenciada pelo futurismo, dadaísmo, Situacionismo e Punk, que emergiu da Rede da Mail Art no final dos anos 1970. Seu principal idealizador foi Stewart Home.
Entusiasta do plágio positivo, Stewart Home sustenta que "a grande vantagem do plágio como método literário é que este descarta a necessidade do talento". Nos Manifesto Neoístas, o próprio autor estimula iniciantes no movimento a plagiarem seus textos!
"Afirmamos que o plágio é o verdadeiro método artístico moderno. O plágio é o crime artístico contra a propriedade. É roubo, e na sociedade ocidental o roubo é um ato político" trecho de Manifestos Neoístas
Manifestos Neoístas / Greve da Arte é um livro duplo. Traz de um lado a seleção de um material que há muito tempo não se encontrava disponível - material das edições de 1 a 8 da revista Smile - e de outro, textos que fizeram apologia e sustentaram a recusa da produção artística no Reino Unido e (no mundo) entre 1990 e 1993.
A revista foi um dos principais difusores do movimento neoísta fazendo parte do projeto coletivo de nomes múltiplos que pretendia romper com os conceitos de autoria. O Neoísmo é uma filosofia prática que faz, tanto na forma quanto no conteúdo, uma crítica estrutural à individualidade, às artes e ao capitalismo.
---------
Não vou ao teatro porque é caro, arte de elite.
Gosto de dança, mas não vou à espetáculos de dança, o preço é um crime.
Então eu burlo as leis do copyright e assito filmes em casa.
Não quero essa arte de burguês cult.