terça-feira, junho 29, 2004

Livro legais que quero ler [2]


GRUPO KRISIS


Tendo como principal expoente o sociólogo alemão Robert Kurz, o grupo Krisis é, em primeiro lugar, uma revista teórica que reúne contribuições para a crítica à sociedade da mercadoria. Mas é, na realidade, mais do que isso, a saber, um ponto de encontro pouco organizado para a discussão entre pessoas, grupos e movimentos que não aceitam a alegada falta de alternativa ao sistema mundial capitalista.]


A Krisis existe desde 1986 e compreende-se como um fórum teórico para a reformulação da crítica social radical. O fracasso do marxismo tradicional não é para o Krisis, de maneira nenhuma, uma razão para nos tornarmos "realistas" relativamente à economia de mercado. Pelo contrário, remete-nos à necessidade de ultrapassar os seus limites e constrangimentos teóricos e práticos.


A Krisis quer contribuir para a formação de um discurso amplo e aberto de crítica ao capitalismo, que crie uma ligação entre diferentes propostas, iniciativas e atividades oposicionistas radicais atravessando todas as fronteiras nacionais. Esta é uma condição fundamental para a possível formação de um novo movimento social de cooperação - e não hierarquizado - contra a atual situação. Com este objetivo, são organizados seminários públicos e sessões de debate e intervenções de diversas formas como publicistas na discussão aberta (com a própria Krisis, com artigos em jornais e revistas, com a publicação de livros, etc.).


O grupo Krisis não é de modo algum uma organização semelhante a um partido que pretende "angariar seguidores". Ele vive de atividades autônomas dos grupos e pessoas interessadas, seja com a promoção de debates e seminários, a intervenção em discussões públicas, a produção de textos ou a sua difusão e outras semelhantes.


Sem comentários: