domingo, dezembro 17, 2006

Ter uma máquina de costura vai acabar com indústria da moda


Mais uma do Remixtures.

Há metáforas visuais que são muito mais eficazes na desmontagem de argumentos falaciosos do que todas as palavras. É o caso destas duas aqui baixo que eu vi no blog sueco Copyriot, compatriota do The Pirate Bay, o maior tracker de ficheiros torrent. Não percebo 90 por cento dos posts que publicam mas já o acrescentei ao meu bloglines. O slogan “Home Taping Is Killing Music” foi introduzido nos anos 80 pela British Phonographic Association (BPI) de forma a lançar o meme de que o aumento das cópias privadas de músicas que o gravador de cassetes proporcionava estava a provocar uma descida nas vendas de discos. Num verdadeiro golpe de guerrilha semiológica ou culture jamming - “congestionamento cultural” -, Otto Von Bausch decidiu subverter e desconstruir o logotipo inicial. Em vez da K7, o bode expiatório torna-se a máquina de costura, que se vê assim responsabilizada pelo fim da indústria da moda:

Esperemos que alguma grande cadeia de lojas de roupa não veja esta imagem e começe também a querer taxar as máquinas de costura, como alguns querem fazer em relação aos CD-Rs e DVDs… Noutra variante do mesmo tema, são os tachos, panelas e outros utensílios de cozinha doméstica os “maus da fita” que estão a ameaçar o negócio da restauração:

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