Guia virtual para eleitores reforma parlamento holandês
Guia virtual para eleitores reforma parlamento holandês
As eleições parlamentares holandesas sacudiram o país nesta quarta-feira (22 de novembro). Cerca de dez milhões de votos foram computados, e as estatísticas mostram que metade dos eleitores utilizaram um guia virtual para auxiliar na escolha final. O site VoteMatch testa as preferências políticas dos usuários com questões relacionadas às propostas dos partidos envolvidos na disputa.
São 30 perguntas envolvendo os mais variados temas de interesse público, incluindo a restrição à imigração de muçulmanos, política educacional, descriminalização de drogas e o suporte à energia nuclear. Com base nas respostas dos eleitores, a ferramenta disponibiliza um gráfico que demonstra quais dos 12 partidos tem propostas mais afinadas com as opiniões do internauta, assim como aqueles que mais se distanciam. O site permite ainda comparar as posições de todos os partidos e as expectativas de outros usuários.
A influência da ferramenta sobre o resultado da eleição foi maior do que o esperado; os partidos extremistas de direita e esquerda acabaram sendo beneficiados, revelando-se mais em compasso com as necessidades do eleitor. Os resultados sem precedentes alcançados por estes partidos em detrimento aos moderados, tradicionais vencedores, racharam o parlamento holandês. O padrão errático de votos não permitiu que partido algum recebesse uma maioria significativa das cadeiras.
Segundo Jam Marijnissen, líder do Partido Socialista – terceiro mais votado -, o panorama político “É um sinal dos eleitores,”. O seu partido promove políticas e ideais anti-globalização e advoga o aumento e gastos públicos com os mais pobres e em cuidados com idosos.
Sem comentários:
Enviar um comentário